Queridos Leitores ...


"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drummond de Andrade )

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dúvidas e respostas...


     


   Para a resolução de nossas dúvidas temporárias, criadas ao início do projeto, realizamos um questionário com 18 professoras, entre elas dez de Ensino Fundamental e oito de Educação Infantil. Temos conhecimentos de que ao realizar uma pesquisa com um número pequeno de entrevistadas, não podemos presumir que estas sejam respostas absolutas, pois a realidade muda de situação para situação. 

QUESTIONÁRIO APLICADO:
  • Data do preenchimento do questionário: ___/___/___
  • Sexo: Masc. (  ) Fem. (  )
  • Idade:____________
  • Turma em que trabalha: ___________
  • Quanto tempo você trabalha na sua função atual?____________
  • Sabe o significado de ludicidade?
  • Considera o uso do lúdico importante na sala de aula?
  • Encontra dificuldades para utilizá-lo? Se sim, quais?
  • A escola onde trabalha atualmente disponibiliza os materiais necessários para o uso do professor? Se não disponibiliza, qual a ação tomada?
  • Quais as atividades lúdicas que os alunos gostam de fazer?
  • Acha que a escola poderia ser mais lúdica? De que forma?
Apenas algumas respostas foram relevantes para nossas dúvidas e objetivos, portanto, postaremos somente uma síntese do que nos serviu como esclarecimentos e diretriz para a construção deste Blog: 

Professoras de Ed. Infantil:
  • Todas as professoras entrevistadas souberam responder o significado de ludicidade e consideram o lúdico essencial para ser trabalhado na Ed. Infantil, pois é dessa forma que os alunos se sentem mais motivados e melhor aprendem.
  • Apenas uma das oito entrevistadas relatou ter dificuldades algumas vezes para utiliza-lo, pois nem sempre consegue adaptar certos conteúdos ao nível de desenvolvimento que as crianças se encontram.
  • Todas as professoras disseram ter completo apoio da escola no fornecimento dos materiais necessários para trabalhar na Ed. Infantil. No caso de atividades que não encontram na escola os recursos necessários, as mesmas relataram pesquisar atividades na Internet com materiais reciclados que possam ser adaptados a faixa etária de seus alunos.
  • Entre as atividades preferidas dos alunos, elas destacaram: horas do conto, danças, músicas e jogos recreativos.
  • Apenas três das entrevistadas responderam que a escola poderia ser mais lúdica, se disponibilizasse mais espaços para que as crianças realizassem atividades ao ar livre.


Professoras do Ensino Fundamental:
  • Todas as professoras souberam definir ludicidade e disseram considerar o lúdico uma ferramenta imprescindível para motivar os alunos.
  • Seis entre as dez professoras relataram não encontrar dificuldades em utiliza-lo na sala de aula, as outras quatro professoras disseram encontrar dificuldade na construção de atividades didáticas que se adequem ao nível de seus alunos e aos conteúdos que devem ser trabalhados.
  • Apenas três entrevistadas disseram ter disponíveis várias formas de jogos e materiais nas escolas. As outras professoras comentaram ter que procurar na Internet por atividades lúdicas devido à falta de recursos.
  • As professoras destacaram como atividades preferidas: jogos recreativos, teatros feito pelos próprios alunos e construção de materiais.
  • Nove entre as dez comentaram que a escola poderia ser mais lúdica se: o planejamento fosse feito pensando mais na motivação e interesse dos alunos; a escola disponibilizasse mais recursos e espaços para realização de jogos e brincadeiras; fossem realizadas diariamente mais atividades práticas que teóricas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário