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"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drummond de Andrade )

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Sobre o Espaço e o Tempo Destinado ao Brincar em Sala de Aula




O brincar, como já vimos, é um fator muito importante na aprendizagem, o mesmo traz inúmeros benefícios quando utilizado de forma adequada.
É notável que na Educação Infantil o espaço destinado ao brincar é mais amplo e o tempo é maior, além da ampla variedade de brinquedos. A aprendizagem, nesta etapa, é voltada para uma metodologia lúdica. Portanto, o brincar é explorado todos os dias.
A partir do Ensino Fundamental, percebe-se que este espaço e tempo tornam-se restritos. As crianças ficam mais tempo sentadas e em muitos casos, as mesmas brincam somente no recreio.
Fortuna (2000, pg.130) explica que, “só se brinca na escola se sobrar tempo ou na hora do recreio, sendo que estes momentos correm, permanentemente, o risco de serem suprimidos, seja por má conduta, seja por não ter feito a tarefa de casa ou ainda por não ter dado tempo. Às vezes, a supressão do recreio se estende a hora da merenda, e mesmo que esta não seja, a priori, uma atividade lúdica, representa um momento prazeroso diferenciados das tarefas tipicamente escolares, onde um rasgo de espontaneidade é possível.
Portanto, é necessário que o brincar, o jogo e a brincadeira estejam agregados aos conteúdos a serem desenvolvidos para que faça sentido e tenha significado.

FORTUNA, Tânia Ramos. Planejamento em destaque: análises menos convencionais. 3ªed. Porto Alegre: Mediação, 2000.

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